-
Arquitetos: Nola Arquitetura
- Área: 1883 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Pablo Casals-Aguirre
-
Fabricantes: Docol, Esquadrias Lohn, Estofaria Conrado, Kingspan Isoste, Lumino Iluminações, Marcenaria São Marcos, Marmoraria Mosaiko, Mov, Saccaro, Serralheria Hardt, Serralheria Victor
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Hangar museu foi projetado em 2020 para abrigar uma coleção de aviões históricos das décadas de 30 a 70. Os clientes, que conheceram hangares históricos em outros países, pediram uma obra que remetesse aos antigos hangares, que eram feitos em estrutura de madeira com telha zincada.
O terreno onde o projeto foi inserido possui uma legislação específica, com limitação de área total construída e altura máxima da edificação.
As características climáticas do local são desafiadoras, por receber influência de fortes ventos oriundos de frentes frias e ciclones, e o programa de necessidades pedia uma abertura total do portão de 38,7 metros livres. Para solucionar esses desafios, sustentamos arcos em madeira de eucalipto laminada colada em pilares laterais de concreto que elevaram o pé direito das extremidades, permitindo um vão livre de 50 metros e uma cobertura curva com aproveitamento total da área interna e mezanino. Esse vão está entre os maiores do mundo em madeira.
No pavimento térreo temos, além da garagem de aviões, um túnel que conecta o hangar existente ao novo hangar, um bar, área de serviços, brinquedoteca e garagem de carros. No mezanino foi posicionado o museu, com coleção de revistas, livros e objetos que contam a história da aviação, além dos registros de cada avião que faz parte da coleção.
É possível que este hangar, estruturado por cobertura em madeira com vão livre de 50 metros, seja considerado um marco para a construção em madeira no Brasil. Com um projeto arquitetônico único, desafio estrutural elevado e execução de obra fiel ao projeto, o Hangar Museu conta a história da aviação mundial através da preservação e manutenção de cada item que integra seu acervo.